Fofuxo.com

Ensinando o seu gato a não morder

Confira algumas dicas para que o seu gato não morda nem você nem outras pessoas.

Não é nem um pouco incomum encontrarmos um gatinho filhote que goste de arranhar e morder. O problema é que, frequentemente, estes gatos começam a ficar mais velhos e continuam com esta velha mania. Em alguns casos eles querem apenas brincar, mas em outros casos ele está demonstrando que não está nem um pouco contente com alguma situação.

Ensinando o seu gato a não morder

É importante que os donos dos gatos saibam que eles, assim como os cachorros, podem ser treinados para ter comportamentos mais condicionados de acordo com a realidade dos donos. Afinal de contas, todo mundo adora um gatinho bonitinho, mas ninguém gosta de ter arranhões e mordidas.

Confira algumas dicas para tentar alterar este comportamento:

Aviso e repreensão

Gatos devem ser repreendidos quando mordem.A primeira coisa que tem que ficar clara para o felino é que você não está nada contente com esta situação. Quando se tira a mão rapidamente assim que o gato morde e arranha, pode passar a impressão de que você está brincando com ele. Portanto, sempre que ele arranhar ou morder, tire a mão devagar.

Depois disso é necessário repreender o bichano. Os gatos não são como os cães que simplesmente aceitam alguma palavra de comando ou um grito um pouco mais alto. Geralmente os gatos não dão a menor bola para este tipo de atitude. Mas alguns métodos funcionam. Uma boa forma de repreender o seu gato é pegar ele pela pele que fica localizada na nuca e baixar a cabeça dele até quase tocar no chão. Mas atenção, não é necessário apertar e muito menos machucar o animal. Mas este movimento vai fazer com que ele remeta a algo que as mães felinas fazem bastante.

Repetição

A repetição é o grande segredo de qualquer dica e técnica de adestramento. Por isso, é importante que sempre que o gato tomar esta atitude o dono repita os mesmos movimentos, sem quebrar a rotina. Além disso, evite qualquer tipo de brincadeira que permita que o gato morda ou arranhe.

Brinquedos

Os gatos, principalmente os filhotes ou os adultos que não são castrados, gostam de brincar com objetos e brinquedos próprios. Sempre que uma pessoa tirar estes brinquedos dos seus amigos ele vai procurar um substituto, principalmente quando estamos falando dos arranhadores ou brinquedos que ele costuma morder. E este substituto pode ser a sua mão. Portanto, evite sempre que os gatos fiquem sem seus brinquedos, e sempre que tirar um faça uma substituição. 

Postado em .


Pela Web

Comentários