Fofuxo.com

Ensinando o nome

Confira algumas dicas para ensinar os filhotes a aprenderem e atenderem pelo nome.

Assim que um filhote chega na casa do seu novo dono um dos primeiros passos realmente é batizar dando um nome para o animal. A escolha de como o animal será chamado geralmente envolve um debate entre a família, e finalmente depois que se chega a um consenso o nome é comunicado ao novo amigo. E é claro que ele não vai ligar a mínima neste primeiro momento.

Ensinando o nome

Alguns donos de primeira viagem, e principalmente a criança, vão se sentir um pouco frustrado, afinal de contas o animal será chamado pelo nome e realmente não vai atender nos primeiros dias. Alguns cachorros conseguem aprender estes nomes logo, mas existem também alguns que demoram mais tempo para conseguir associar o nome ao fato de estar sendo chamado pelo dono.

O desafio pode ser ainda maior quando as pessoas adotam um filhote um pouco mais crescido. Isso porque, sem conhecer a história passada do animal, muito provavelmente será escolhido um nome diferente de um que poderia já estar sendo utilizado.

Dicas

É importante que o dono não tente forçar a situação, tomando atitudes como gritar o novo nome do animal no ouvido para que ele aprenda (isso é mais comum do que imaginamos e não adianta nada, muito pelo contrário).

Mas existem algumas dicas interessantes que podem ser utilizadas no momento que está ensinando o novo nome ao animal. O sistema de recompensa, que é muito utilizado no adestramento, também funciona nestes casos. Chame o animal pelo nome e depois faça alguns barulhos para chamar a atenção dele. Assim que ele vir em direção ao dono, repita o nome e dê um petisco para o filhote.

Com o tempo vá diminuindo os barulhos e aumentando a frequência dos nomes para que o animal consiga fazer a associação correta.

É importante que o nome seja dito apenas uma vez, caso contrário o animal vai sempre responder no terceiro ou quarto chamado.

É importante também não usar o nome do cachorro para dar sermões ou castigo. Associar o nome do animal a algo negativo pode fazer com que ele sempre tenha medo quando escutar a palavra. 

Postado em .


Pela Web

Comentários