Fofuxo.com

Dicas para treinar cães filhotes

Começar a ensinar o cachorro desde cedo ajuda muito no processo de adestramento.

Quando as pessoas compram ou adotam um filhote de cachorro a grande maioria dos novos donos querem apenas passar um tempo com aquele fofuxo, brincando e fazendo carinho neles o tempo todo. Mas este também pode ser um excelente momento para que os animais comecem a ser ensinados.

Dicas para treinar cães filhotes

O processo de adestramento precisa aguardar alguns meses para efetivamente começar, sendo que na grande maioria dos casos os treinadores preferem pegar os cães a partir do primeiro ano de vida. Mas isso não significa que os filhotes não podem começar a ser adestrados e ensinados.

Confira alguns pontos importante no adestramento de filhotes que podem ser considerados pelos novos donos:

Sociabilização

Existe uma recomendação muito comum entre os veterinários que dizem que o filhote não pode sair de casa nos primeiros meses de vida e também não podem ter contato com outros animais. Muitos donos acabam levando muito a sério esta recomendação e acaba isolando o filhote por tempo demais.

O recomendado é que este filhote comece o processo de sociabilização nos primeiros meses de vida, desde que esteja com todas as vacinas em dia. Desta forma os cães vão começar a entender melhor as pessoas que ele pode confiar e também não terá medo de enfrentar o “mundo” lá fora.

Dormindo no local certo

Muitos donos querem que os filhotes durmam sozinhos no local definitivo na primeira noite. Isso pode ser um problema, pois o cão tende a ficar chorando a gritando boa parte da noite, e quando o dono não aguenta mais ele pega o cachorro e coloca ele para dormir no quarto ou em outro lugar próximo das pessoas. Mas isso vai ensinar apenas o cão que ao chorar ele vai conseguir o que quiser.

Portanto, o mais recomendado é fazer o processo de integração do animal com o local definitivo que ele vai dormir aos poucos.

Ensinando a (não) morder e rosnar

Dicas para treinar cães filhotes

Outro problema acontece quando o filhote começa a morder e rosnar para os donos. Geralmente este comportamento começa fazendo isso como uma brincadeira, mas se ele for incentivado a fazer isso, o comportamento poderá sair do controle quando ele for adulto. Por isso, quando ele morde, a melhor coisa que os humanos podem fazer é ignorar este comportamento.

Recompensas

Outra dica que já pode começar a ser colocada em prática quando o cão ainda é filhote é o ensino do sistema de recompensas para o cachorro. Pedir para que ele faça alguma coisa e em troca dar algum petisco indicado para a idade do filhote pode ser o início de um procedimento de adestramento propriamente dito que vai começar mais tarde. 

Postado em .


Pela Web

Comentários