Fofuxo.com

Dicas para quando deixar o seu cachorro sozinho

Confira alguns truques para que o seu cãozinho não sofra muito ao ver o dono sair de casa.

Um problema muito comum entre os cães, especialmente aqueles que convivem mais tempo diretamente com o seu dono, como aqueles que moram dentro de apartamentos, é o momento que ele precisa ficar sozinho. O comportamento pode ser variado, existem aqueles cães que vão ficar o tempo todo latindo até aqueles que vão destruir a casa toda.

Dicas para quando deixar o seu cachorro sozinho

Todos estes problemas, na verdade, acabam sendo reunidos sob uma doença que é chamada pelos médicos e especialistas de Síndrome de Ansiedade de Separação. Resumindo, nada mais é do que o medo que o cachorro possui de ficar sozinho. Ele não consegue ter uma noção de tempo e com isso alguns momentos que o dono fique fora de casa pode ser realmente uma eternidade para o cão.

Confira algumas dicas então que poderão amenizar este sofrimento que o cachorro poderá sentir ao ficar sozinho em casa.

Despedida

Evite dar qualquer sinal para o cão de que vai sair, isso inclui dar tchau, falar com ele de forma diferente (com aquela tradicional voz mais fininha), etc. A partir deste momento o cachorro já vai começar a sofrer, mesmo antes de você sair. O processo de saída de casa deve ser rápido, sem brincadeiras com o cão nem muitos contatos.

Chegada

No momento do retorno, o dono deve esperar um pouco antes de começar a fazer festa para o cão, fazendo carinho, pegando no colo, etc. Isso porque caso ele seja condicionado com este comportamento, o cachorro vai acabar sempre esperando pelo dono desta forma, e invariavelmente vai chegar um dia que o dono não vai querer fazer toda a festa que o cão está esperando.

Brinquedos

Separe alguns brinquedos e deixe a mão sempre que ele ficar um tempo sozinho. Mas o ideal é que estes brinquedos sejam colocados em um determinado local que o cachorro tenha acesso, mas que o dono não precise dar para ele assim que sair, porque isso também poderá despertar a crise de ansiedade antes da saída.

Lembrança

Para saídas mais longas, deixe uma camiseta ou qualquer outra peça de roupa que tenha o seu cheiro com o cachorro. Ele vai conseguir se sentir menos sozinho, mas provavelmente vai destruir a peça de roupa. 

Postado em .


Pela Web

Comentários