Fofuxo.com

Dicas para lidar com a agressividade de alguns cães

Donos devem entender os padrões de comportamento para fazer correções ao longo da convivência.

Cachorros podem ser agressivos independentemente da sua raça. É claro que o tamanho do cachorro e a força que ele terá no final das contas poderá ser decisivo para que a agressividade se torne em ataques perigosos para os humanos ou outros animais. Mas são diversos os motivos eu levam os cães a ficarem agressivos.

Dicas para lidar com a agressividade de alguns cães

Pode ser um cachorro de pequeno ou de grande porte, qualquer cachorro que desenvolva um comportamento agressivo pode realmente criar uma série de problemas para os donos. Por isso, é importante que os donos consigam se conscientizar de que este realmente é um problema deverá ser encarado de frente.

O primeiro passo para que os donos consigam controlar esta agressividade dos cães é tentar entender da onde vem este comportamento.

Agressividade por dominância

Dicas para lidar com a agressividade de alguns cãesEste é um tipo de agressividade que surge quando um cachorro acaba não tendo limites dentro do espaço onde ele mora. Os cães, assim como membros de qualquer matilha, precisam seguir um líder. Quando eles não conseguem identificar uma presença que se torne referência para eles, assume a liderança, e consequentemente fica mais agressivo.

Os cães domésticos podem e devem enxergar nos seus donos um líder da matilha. De uma forma geral, o dono consegue ser o líder do seu cão quando consegue prover todas suas necessidades ao mesmo tempo que consegue impor limites através de padrões de comportamento.

Exercícios de obediência, tanto dentro de casa quanto na rua, podem ajudar o cachorro a entender que o humano é o líder e desta forma a agressividade poderá ser controlada. Estes hábitos devem ser incorporado no dia a dia da convivência entre o cão e o seu dono. Ou seja, quando sair para um passeio, o carro deve ser ensinado a não puxar, ou quando o cachorro é solto para ir para o pátio, esperar para que o dono dê a ordem para que ele passe para o outro local.

Agressividade por posse

Dicas para lidar com a agressividade de alguns cãesIsso acontece quando o cachorro acaba ficando nervoso quando alguma pessoa ou outro animal chega perto de um determinado objeto. Ele pode apresentar este comportamento perto de brinquedos, comida, a sua cama ou casa ou até mesmo em relação a uma pessoa ou outros animais.

O ideal é demonstrar ao cão que não existe competição e que o cachorro não precisa ficar defendendo um determinado objeto. Para isso, recompense o cachorro com petiscos sempre que ele não apresentar um comportamento agressivo quando a pessoa passa perto do tal objeto, ou puna ele com esguichos de água e palavras de ordem quando ele tentar atacar.

Agressividade por medo

Quando o cachorro está com medo ou passando por uma situação de stress extremo, ele poderá também apresentar um comportamento agressivo. Este tipo de comportamento nunca deve ser reprimido com agressão ou gritos. O ideal é tentar se aproximar do cão aos poucos, todos os dias, avançando um pouco nos movimentos e passando segurança para o pet.

Em todos os casos, ajuda profissional deve sempre ser solicitada quando a situação foge de controle dos dono. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários