Fofuxo.com

Dicas para evitar que o cachorro pule nas pessoas

Confira o que pode ser feito para diminuir este pequeno problema que incomoda muitos donos.

Imagine a cena: Um dia chuvoso, você chega em casa acompanhado de uma visita que está indo na sua casa pela primeira vez. Ao entrar no pátio, o seu querido amigo pet chega correndo e pula com suas patas sujas de lama e acaba criando uma nova estampa na roupa da pessoa convidada. Parece cena de filme de comédia, mas a realidade não está muito longe disso.

Dicas para evitar que o cachorro pule nas pessoas

Existem muitos donos que acabam sofrendo com este problema com o seu cão, que não podem ver ninguém entrar no pátio da sua casa que ele vai logo pulando. Algumas pessoas, especialmente as que gostam muito de cachorros, não verão muito problema nisso. Mas as pessoas que não gostam de animais podem realmente se sentir incomodadas.

Na grande maioria dos casos o motivo que leva um cão a pular na pessoa que está chegando é simplesmente uma demonstração de afeto ou um pedido de brincadeiras. Em alguns casos, também pode significar uma atitude que demonstra a dominação do cão em determinado território. E em outro casos pode significar também um ataque.

No caso da terceira possibilidade, o treinamento que deve ser dado ao cão é mais sério, especialmente se for de alguma raça que seja de guarda. Mas nos casos em que o cão está pulando apenas para demonstrar afeto, existem algumas dicas que podem realmente mudar o comportamento do seu animal em pouca semanas.

Comece por você mesmo

Dicas para evitar que o cachorro pule nas pessoasA primeira atitude deve começar pelo comportamento do próprio dono. Se o dono permitir que o cão pule nele sempre que chegar em casa é natural que ele possa fazer isso com as visitas também. Neste caso, o melhor é começar a evitar este tipo de comportamento. Sempre que ele pular vire o corpo e estique a perna para que ele não encoste com as patas em você.

Não dê atenção

Quando o cachorro te pegar de surpresa e conseguir pular e colocar as pastas no seu corpo, a melhor coisa que se pode fazer é tentar evitar dar atenção ao cachorro. Afinal de contas, é exatamente isso que ele vai querer. Empurrar pode ser um erro, já que o cachorro pode achar que o dono está brincando com ele. O melhor que pode ser feito é tentar se afastar do animal, sem dar muita atenção.

Ensinando outros comportamentos

Uma dica interessante é tentar ensinar para o cão um comportamento que poderá ser utilizado para substituir o ato de pular. Através de exercícios de condicionamento, é possível ensinar para um cão que ele deve sentar toda vez que ouvir a campainha tocar, por exemplo. 

Postado em .


Pela Web

Comentários