Fofuxo.com

Dicas para ensinar os cães a carregarem objetos

Atividade deve ser ensinada com treinamentos constantes.

É muito comum vermos cães nos filmes, séries ou nas animações serem inteligentes o suficiente para conseguir levar ou trazer um determinado objeto para os seus donos. Na cultura norte-americana, por exemplo, criou-se a figura da família perfeita que sempre tem um cachorro que consegue ir no pátio e levar o jornal para os seus donos dentro de casa.

Dicas para ensinar os cães a carregarem objetos

É claro que na vida real este comportamento não é tão simples assim. Na grande maioria dos casos o que realmente acaba acontecendo é o cão destruindo todo o jornal dos seus donos e eles sendo obrigados a terem que sair para comprar outro. Mesmo assim, existem alguns treinamentos que podem ajudar a criar este comportamento no seu cão, mas ele exige paciência e constância dos seus donos.

Confira algumas dicas para fazer com o que seu cão leve ou traga determinados objetos.

Elogiando o comportamento

O primeiro passo é esperar que a própria curiosidade do cão apareça. Geralmente quando eles são filhotes e encontram um objeto estranho ao seu alcance eles vão pegar, sendo que posteriormente os donos podem corrigir ou incentivar o ato. É sempre importante que as pessoas elogiem o cão quando eles pegam um determinado objeto, mas sempre tente corrigir caso ele estrague o mesmo.

Um erro muito comum dos donos é tentar tirar o objeto da boca do cachorro logo no início, ele dificilmente vai soltar e isso pode causar alguma atrito entre o animal e a pessoa.

Tentando pegar o objeto

Dicas para ensinar os cães a carregarem objetosDepois que ele se acostumou a pegar o objeto, é importante que o dono comece a realizar a suas tentativas de tirar o objeto da boca do cachorro aos poucos, mas sem brigar com o cão caso ele não solte nas primeiras tentativas. Quando ele começar a facilitar e fazer menos pressão no objeto na tentativa de segurar o mesmo, o dono pode fazer um pouco mais de força para pegar ele.

Sempre que o cão soltar o objeto e deixar que a pessoa pegue, é importante dar um petisco para ele perceber que está fazendo a coisa certa naquele momento.

Comando verbal

Somente depois que o cão consegue pegar e soltar o objeto para o seu dono é que deve ser iniciado o processo de comando verbal. Escolha uma palavra, como “solta”, e sempre fale ela antes de tentar pegar o objeto. Desta forma o cachorro vai começar a fazer esta associação naturalmente. 

Postado em .


Pela Web

Comentários