Fofuxo.com

Dicas para fazer o cão perder medo de pessoas

Donos devem investir tempo em treinamentos específicos de sociabilização.

O medo nos cães pode ter os mais variados motivos. Existem algumas raças que acabaram desenvolvendo o medo por natureza, mas na grande maioria dos casos os cães passam por situações traumatizantes que acabam fazendo com que eles sintam medos das outras pessoas.

Dicas para fazer o cão perder medo de pessoas

Mas ao contrário do que a maioria dos donos pensam, o medo nos cães pode ser revertido assim como qualquer outro comportamento animal. Além de tentar identificar o que causa o medo nos cachorros, os donos podem criar uma rotina de exercícios e atividades de sociabilização que vão ajudar os donos a deixarem os cães mais confiantes e corajosos.

Observando os medos

Antes de mais nada, é de fundamental importância que os donos consigam entender do que o cachorro tem medo. É importante observar as situações para tentar entender se o cachorro tem medo de todo mundo, ou de uma determinada pessoa. Também é importante perceber se este medo é apenas relacionado a presença de alguma pessoa ou se ele tem medo quando esta pessoa toma alguma atitude ou faz algum movimento.

Para conseguir entender este comportamento não existe receita milagrosa. O dono precisa começar a perceber melhor a situação como um todo sempre que o cão acaba demonstrando medo.

Também é importante que as pessoas comecem a ler os sinais que demonstram o medo nos cães. Dentre os principais sinais corporais estão postura de ataque, olhos arregalados, tremedeiras, dentre outros.

Cuidando das outras pessoas

Dicas para fazer o cão perder medo de pessoas

Durante o processo de adestramento, é de fundamental importância que o dono conte com a ajuda de outras pessoas, sejam elas estranhas ou da família. Sempre que elas se aproximarem do cachorro é importante avisar que o animal tem medo e pedir para que as pessoas sempre tende se aproximar com cautela. Qualquer movimento mais brusco das pessoas poderão assustar o animal ainda mais.

Dicas para resolver o problema

O primeiro passo para o dono é se conscientizar de que nada será resolvido de uma hora para a outra. Será preciso paciência e constância.

Depois disso, certifique-se que o cão consegue ficar 100% tranquilo no seu próprio ambiente. Depois disso, comece um trabalho de aproximação aos poucos com outras pessoas. É importante que elas sejam instruídas a deixar sempre o cachorro tomar a iniciativa.

Sempre que o cão se aproximar de alguém que normalmente ele teria medo, o dono deve oferecer um petisco de recompensa.

Repita o processo, de preferência, todos os dias e com diferentes pessoas para que os animais percam o medo aos poucos de se aproximar. 

Postado em .


Pela Web

Comentários