Fofuxo.com

Dicas de como fazer o cachorro olhar para o seu dono

Confira alguns truques de adestramento que podem ser feitos para que o cão preste mais atenção e faça contato visual com o seu dono.

Uma das bases para o adestramento de um cão é fazer com que o animal consiga prestar atenção no seu dono. A partir deste momento uma série de outras possibilidades se abrem na relação de obediência que deve existir entre o animal e a pessoa.

Dicas de como fazer o cachorro olhar para o seu dono

Algumas atividades acabam utilizando esta habilidade do animal com mais frequência. Por exemplo, nas competições de Agility, o esporte onde o dono do cão deve conduzir o animal por um determinado percurso, o contato visual é fundamental. Cães que precisam ser treinados para ajudar em missões de resgate, por exemplo, também devem aprender a olhar para as pessoas.

Mas qualquer cachorro pode aprender a concentrar sua atenção no dono, deixando de lado o resto das coisas que acabam chamando a atenção. Este pode ser também um método que pode ajudar o cachorro nos problemas relacionados ao comportamento.

Dicas para começar o treinamento

Dicas de como fazer o cachorro olhar para o seu donoAntes de mais nada é importante que estre treinamento comece com o cachorro ainda filhote, porque ele vai aprender de forma mais fácil, apesar dos jovens serem um pouco mais dispersos do que os cachorros mais velhos. É importante começar a treinar o seu cão em um ambiente bem tranquilo, onde exista a menor quantidade de estímulos possível.

Os primeiros exercícios são bem simples. Pegue um petisco, fique parado na frente do seu cachorro e diga alguma palavra, com “olhe”. Toda vez que o cão olhar nos seus olhos, dê um petisco como forma de recompensa.

É importante que seja fixado um comando específico para que ele olhe. E é importante também que os donos não misturem os exercícios. Neste caso, ele deve ser recompensado apenas quando ele olha para você, e não quando ele vai até você.

Caso o seu cachorro tenha dificuldades de focar o olhar nos seus olhos, leve o petisco bem próximo do seu rosto, fazendo com que ele olhe para a comida e para você. Com o tempo, vá afastando o petisco do seu rosto, mas repetindo os movimentos. 

Postado em .


Pela Web

Comentários