Fofuxo.com

Confira algumas dicas e truques para ensinar o seu gato

Felinos costumam ser mais complicados na hora de aprender, mas com paciência é possível educar o pet.

Ensinar qualquer coisa para o seu gato pode parecer uma tarefa impossível. Afinal de contas, a personalidade forte e marcante dos felinos realmente podem intimidar os seus donos, que muitas vezes nem ao menos tentam ensinar os seus pets.

Confira algumas dicas e truques para ensinar o seu gato

Mas o fato é que a missão apenas parece impossível, mas apenas é um pouco mais difícil do que ensinar cães, por exemplo. Isso porque gatos percebem as coisas de uma forma um pouco diferente do que os cães. Os felinos acabam avaliando a relação custo x benefício da suas ações, e não costumam fazer nada que realmente não precisem fazer.

Por isso que os gatos nem sempre atendem a chamados pelo nome dos seus donos, por exemplo.

Entendendo o comportamento dos felinos

Confira algumas dicas e truques para ensinar o seu gatoAntes de entender como adestrar ou ensinar pequenos truques para os gatos, é de fundamental importância que as pessoas prestem atenção no comportamento do felino no dia a dia dentro de casa.

Os gatos, na grande maioria dos casos, acabam aprendendo as regras da casa sozinhos. Eles entendem onde devem fazer as suas necessidades, as horas das refeições, quando podem sair de casa ou quando devem voltar, dentre outras coisas que fazem parte do hábito deles. Os gatos também conseguem perceber padrões de comportamento dos seus donos para entender quando devem chegar perto, por exemplo.

Mas os gatos, em determinados casos, podem apresentar um comportamento negativo. Em alguns caso trata-se apenas de uma fase, como quando a fêmea entra no cio. Em outros casos pode representar alguma necessidade que não esteja sendo suprida, como quando o gato precisa gastar energias e ele fica muito tempo preso dentro de casa ou quando ele não possui objetos para arranhar ou morder.

Portanto, é preciso entender este contexto e resolver estes pequenos problemas que podem estar sendo causados, na verdade, pelo próprio dono. A partir de então as pessoas podem partir para algumas dicas que funcionam na hora de fazer pequenas correções no comportamento dos felinos.

Dicas para ensinar os gatos

Confira algumas dicas e truques para ensinar o seu gato- O primeiro passo é identificar o que ele está fazendo de errado e fazer com que o animal entenda que ele não pode fazer isso. Para isso, um sistema de punições brandas, como esguichos de água, pode ser eficiente. Jamais bata ou grite com o seu gato e certifique-se que todas as necessidades básicas dele estão sendo atendidas;

- Não adianta punir depois que o gato já fez algo de errado. Ele deve ser punido apenas quando é pego em flagrante;

- Fique de olho sempre nos níveis de estresse dos gatos, que quase sempre está relacionado com o acumulo de energia. Brinque bastante com ele, utilizando bolinhas ou outros objetos próprios para brincadeiras com felinos, e sempre incentive ele a utilizar arranhadores;

- Mantenha sempre uma rotina, especialmente em relação a alimentação dos gatos. Jamais dê comida quando ele começar a miar, assim ele vai saber que poderá miar a qualquer momento para ganhar alimento;

- Tenha paciência. Os resultados não chegam de uma hora para a outra, mas com certeza chegam!

Postado em .


Pela Web

Comentários